Respostas sobre sexualidade
Pergunta 1: Tenho diabetes tipo 2 e estou usando medicamentos para pressão alta, o que prejudicou minha ereção. A pergunta é: Como usar medicamentos para controle de pressão sem prejudicar o desempenho sexual?

Resposta: Os medicamentos anti-hipertensivos (para pressão alta) podem prejudicar a ereção peniana. Mas, tomá-los corretamente para manter a pressão estável é muito importante. Diabetes e hipertensão são fatores de risco para disfunção erétil (impotência sexual). Peça orientação ao seu médico sobre qual a melhor hora do dia para tomar o anti-hipertensivo. Caso isso só não resolva sua dificuldade sexual, peça a seu médico orientação para auxiliá-lo a obter uma função erétil mais satisfatória.

Pergunta 2: Qual a implicação da varicocele na ereção do pênis? As varizes internas também diminuem a irrigação do pênis no momento do ato sexual?

Resposta: A varicocele não tem nenhuma influência no mecanismo de ereção do pênis. A irrigação do pênis e as veias testiculares (em que ocorre a varicocele) não estão relacionadas e são bastante distintas. Ela pode, em determinados casos, levar o homem à infertilidade por comprometer a drenagem venosa dos testículos, mas não a problemas relacionados à dificuldade de ereção.

Pergunta 3: Nos últimos 5 anos, com maior freqüência não tenho conseguido manter a ereção e, quando tenho uma ereção, a ejaculação é muito rápida. Já procurei um urologista que, após exames de sangue, concluiu que estava tudo normal e que o problema poderia ser emocional. Faço uso de medicamento para pressão alta. Já tentei relacionamentos com outras mulheres, mas o problema continua. Tenho solução ou devo pendurar as chuteiras?

Resposta: Sua disfunção erétil (impotência sexual) pode estar contribuindo para a provável ejaculação precoce (ejacula antes do que gostaria). Além disso, você apresenta outro fator de risco para a ereção, que é a hipertensão, que deve continuar a ser tratada. Procure outro urologista para ouvir uma segunda opinião sobre o tratamento. Se a causa para sua dificuldade sexual for mesmo emocional, peça a ele indicação de um psicoterapeuta especializado.

Fonte(s):


•   (1) Equipe do Site